terça-feira, 23 de julho de 2013

Premonição ou Viés de Confirmação?

                     Ultimamente tem acontecido muitas coincidências na minha vida e na vida de pessoas ao meu redor. E com isso eu começo a pensar: Será mesmo que são coincidências ou algo mais místico como premonições?
                     
                    Sim, eu acredito no paranormal, em fantasmas e premonições. Mas também acredito que na maioria das vezes o que acontece é uma coisa chamada de "Viés de Confirmação". Alguma vez já passou pela sua cabeça, enquanto dirigia no trânsito, algo do tipo: "Poxa, só a minha fila de carros que não anda." Talvez você tenha realmente azar em ficar numa faixa lenta, ou talvez você só preste atenção na velocidade das faixas quando as outras filas estão andando e a sua, não. Ou seja, você só dá atenção ao fato de sua fila não andar e esquece todas as vezes que sua faixa fluiu normalmente, deixando a impressão de que sua faixa é sempre a mais lenta (Não levem tão a sério, é só uma teoria minha hahaha). Isso, na minha opinião seria um viés de confirmação, já que você já tem uma opinião prévia (de que você tem o azar de ficar na faixa mais lenta) e dá atenção somente aos fatos que confirmem essa sua teoria. Ficou muito confuso?

Você acredita na previsão do futuro?
                    Outro exemplo puxando mais para o lado paranormal da coisa: Sonhos premonitórios. Já aconteceu de você sonhar alguma coisa e no dia seguinte tal fato acontecer na vida real? Já aconteceu comigo algumas vezes. Na maioria das vezes foi algo com pouca importância como, por exemplo, nos tempos de escola eu sonhei que discutia com o professor e no dia seguinte uma aluna discutiu com um professor na frente de quase toda a escola. Ai você pode pensar: "Ah! mas isso pode ser uma coincidência! Todo dia você tem a chance de sonhar que discute com um professor e todo dia você ia para a escola, um dia esses dois acontecimentos iriam se encontrar e dar a falsa impressão de um sonho premonitório." Sim, é verdade, eu concordo. Mas outras vezes os sonhos parecem tão reais, específicos e concordantes com algum acontecimento posterior a eles que nos deixa pensando por dias e dias se foi só uma coincidência ou se realmente foi algo sobrenatural.
                    Certa vez eu sonhei que tinha sido atropelada na frente de casa. No dia seguinte recebi a notícia de que um filho de uma amiga foi atropelado na frente da sua escola. Mas não foi só o sonho que me fez pensar numa premonição. Antes de sonhar, na tarde do mesmo dia, eu liguei a televisão e estava passando "Xena, A Princesa Guerreira". Na cena, Xena dizia: Você matou meu filho. Na mesma hora um carro funerário passou na frente de casa e senti algo que não sei explicar, uma sensação de angústia. Pode parecer besteira pra muita gente, mas pra mim esses fatos estavam interligados. Como se não bastasse isso, na noite anterior do falecimento do menino, eu sonhei que ele havia morrido. Quer dizer... eu tive umas 4 noites entre o atropelamento e o falecimento dele para sonhar com isso. Por que eu sonhei com a morte do menino justo na madrugada em que ele morreu? Novamente... pode ser coincidência. Mas e se não for? Acho que eu nunca vou saber...




Nenhum comentário:

Postar um comentário